Chão p’ra voar

sobre-chandi

Sobre mim

Aprendemos sobre ser humanos desde o momento em que fomos concebidos: numa ideia ou na barriga da nossa mãe. E todos viemos de uma mãe. Afetamos e somos afetados. Todos. É nas primeiras sensações que se imprimem muitos dos nossos mecanismos de absorção e de resposta ao Mundo.

Será a vida uma eterna viagem de regresso a casa, trazendo todos os nossos pedaços duais e paradoxais connosco mesmos? Interessa-me o que é transversal à vida. Interessa-me o tecido que nos une enquanto seres humanos, para além das diferenças culturais, sociais e pessoais.
Interessa-me reconciliar-me com a sensação de dualidade primordial.

Chandi

Experiência profissional

BACKGROUND

A criadora portuguesa com origens indianas, cresceu com uma urgência criativa – o regresso ao lar. Desde cedo que diversas coordenadas a têm impulsionado numa pesquisa em que a arte tem sido a costureira das suas estórias.

Licenciada em Comunicação Social e Cultural (Universidade Católica Portuguesa) e Mestranda em Teatro e Comunidade (ESTC). Terapeuta Integrativa, estudante de Psicoterapia Somática (CPSB) e Coach certificada pela ICF. Pós-graduada em Técnicas Expressivas Aplicadas: Saúde, Organizações e Comunidade (ISLA) e em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica de Lisboa. Especializada em Meisner Technique (John Frey) e Técnica de Clown (Caroline Dream, Mick Barnfather).

Nascida em Lisboa, neta de Ana Rosa Duarte, de Tomar e de Nandu Bai, de Diú, na Índia. Mal imaginariam estas duas mulheres, distanciadas por milhares de quilómetros, em dois continentes distintos, que viriam a ser avós da mesma neta. Chandi iniciou a sua carreira artística formando-se como atriz. Desenvolveu um percurso profissional como performer, escritora de histórias e facilitadora de laboratórios de pesquisa criativa, cruzando o desenvolvimento pessoal e as artes performativas. Nos últimos anos, a artista tem explorado temas como IDENTIDADE, MEMÓRIA e TERRITÓRIO, enquanto cantautora e compositora musical.

A artista publicou o seu primeiro livro O Grito da Bananeira em 2018 e atua no seu percurso profissional e background pessoal com as coordenadas “Afeto, Arte e Natureza”, num caminho para a humanização dos projetos, serviços e instituições por onde passa.

Conheceu e apaixonou-se pelo método dos “Musicians Without Borders” e teve oportunidade de aprender este método, certificando-se como Líder de Música na Comunidade em 2017.

A sua formação musical e de canto passou pelo Jazz à Bossa Nova e World Music. A sua trajectória passou pelo Hot Club, e também pelo método de Zygmunt Molik através das oficinas que fez com Jorge Parente. A sua aprendizagem foi, ainda, potenciada pela partilha e encontro com outros mestres de renome como Ana Luiza (Brasil), Fernando Barba (Brasil), Ghatam Vaidyanathan Suresh (Índia), Ratna Sarkar (Índia), Hilde Kappes (Alemanha), João Charepe (Portugal) e João Paulo Reya (Portugal).

sobre-inspirações

INSPIRAÇÕES & PESQUISA

Artistas de universos tão diversos como Fausto, Zeca Afonso, Dulce Pontes, Madredeus, Nitin Sawnhey, Anoushka Shankar, A R Rahman, Susana Baca, Tcheka, Bobby Mcferrin, Sara Tavares, Dazkarieh, Vinicius de Moraes, Tiganá Santana, Renata Rosa e Richard Bona são apenas algumas das referências musicais e artísticas que inspiram a cantautora para criar. 

Regressou a Portugal em dezembro de 2019, após um período de viagens por vários países da Europa, de África e da América do Sul. Neste sentido, enquanto artista e investigadora, estas viagens, possibilitaram a vivência de um intenso processo de intercâmbio cultural e de pesquisa etnográfica. Ana Pracaschandra conhecida como Chandi, inspira-se nas pessoas, nas estórias e na arte para estimular a diversidade das temáticas, que aborda na sua pesquisa e nos seus projetos.

Destaques

Livro

“Grito da Bananeira”

Single

Oxalá

Próximos eventos

Novidades

Aqui podes ficar a par de todas as novidades da artista.

21
Nov
Lançamento OXALÁ
1
Fev 2025
Museu do Oriente
Workshop
O Poder Terapêutico do Som
pt_PT
Scroll to Top